quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Status de HIV

No Brasil a discussão sobre o status de HIV antes das relações sexuais simplesmente não acontece. Aparentemente o tesão das pessoas é tão frágil que lembrar que a Aids ainda existe pode acabar com tesão, atração e carinho. E não apenas entre gays, vamos deixar claro: os héteros têm muito menos hábito de usar camisinha que os gays.

“Você é soropositivo?”

“Tem certeza que você quer falar disso agora?”

“Sim, a gente vai transar e acho que este é o melhor momento.”

Tive esse diálogo dia desses com uma pessoa que obviamente não revelarei a identidade. Mas essa pessoa é brasileira. E cito aqui sua nacionalidade porque, durante minha recente ida a Nova York neste ano, me chamou a atenção a forma como nós gays brasileiros tratamos o assunto Aids/HIV. Praticamente todos os caras com quem transei/conversei por lá ou perguntavam ou declaravam seus status de HIV nos encontros ou nos seus perfis em apps como Scruff, Growlr e Hornet.

Em uma das vezes, perguntei para o cara o que mudaria se eu tivesse respondido que era soropositivo. “Nada. Só quero saber até onde posso ir contigo. O tesão que sinto por você continua o mesmo.”

Ele então me perguntou por que eu estava tão surpreso com a abordagem. Respondi que aqui no Brasil os gays raramente tratavam desse assunto, embora cada vez mais aumente o número de pessoas que acham que, devido à existência do coquetel de remédios antirretrovirais, a camisinha entrou em desuso.

Também falei que achava que aqui os gays tinham medo de falar isso e serem estigmatizados por outros gays, porque as bichas daqui adoravam fazer fofoca e desmoralizar seus pares, pois aqui, em geral, a autoconfiança das pessoas era construída em cima da desgraça de outras. O americano ficou espantado e falou: “Eu nunca ouvi gays fazendo fofoca sobre isso por aqui porque todo mundo sabe que hoje é ele e que amanhã pode ser você.”

Este é o lado positivo de uma história que também já havia presenciado na Europa. Muitas pessoas lá também declaram seu status de HIV e têm a mesma visão do americano aí de cima. Querem saber para saber onde estão pisando e não terem surpresas desagradáveis.

Mas o objetivo por trás desse questionamento é, afinal, transar sem camisinha e sem culpa. E embora eu encoraje o uso de camisinha, sei que é uma utopia imaginar um mundo em que todas as pessoas estarão transando apenas com preservativo. É o correto, mas nem sempre é o corrente.

E neste grupo de pessoas que querem transar sem camisinha, estão aqueles que são soropositivos e que, ao se depararem com outros soropositivos autodeclarados, querem abolir o preservativo no sexo. Este é outro erro brutal, já que é amplamente divulgado pela comunidade médica que um soropositivo deve evitar a recontaminação, pois o vírus que seu parceiro tem pode ser resistente à medicação que você toma e vice-versa.

Apesar de achar hipócrita a forma como nós gays brasileiros conduzimos esse assunto, acho que ela tem um ponto positivo: já que ninguém fala, o número de pessoas que se cuida e exige camisinha na hora do sexo é maior. Ao mesmo tempo, as estatísticas comprovam que cada vez mais jovens brasileiros estão se infectando com HIV por não praticarem o sexo seguro.

Também acho vergonhosa e nojenta a forma como gays estigmatizam outros gays por serem portadores do HIV. Então, se você está saindo com alguém e essa pessoa teve a decência de compartilhar essa intimidade contigo, é bem provável que ela goste de você o suficiente para se importar com seu bem estar. Quem sabe, inclusive, ela possa vir a ser o amor que você tanto procura, pois há muitos casais sorodiscordantes por aí, entre gays e heteros inclusive.

Então tenha a mesma consideração que ela teve contigo e não saia por aí fazendo fofoca, porque você já deve ter transado com vários soropositivos por aí sem fazer a menor ideia e, como me disse o americano, amanhã pode ser você.

Também não se esqueça de que se você transou com alguém sem camisinha e contraiu o HIV, a “culpa” não é dele. A “culpa” é sua. Você sabia da existência do HIV e dos riscos do sexo sem proteção. Você é o único responsável pelo seu corpo e pelo seu bem estar. Talvez o cara não contou por medo da maledicência e não necessariamente porque ele queria deliberadamente te contaminar. É sempre bom lembrar que a gente não é o centro do mundo.

E você, soropositivo, tenha uma coisa em mente: se você está interessado em ter uma relação duradora com alguém, conte o quanto antes. Quanto mais demorar, mais risco de vocês dois se entregarem ao desejo e esqueceram a razão. E se o cara te rejeitar, melhor ainda. Pelo menos você sabe que ele não te ama de verdade.

Acredite, tem muita gente por aí que te enxerga além da casca.

Esse post serve para mostrar que ainda há muitos armários a serem violados no mundo. Abaixo, em inglês, um vídeo da ativista Ash Beckham sobre os armários da vida e como sair deles.


Fonte: http://www.ladobi.com/2013/11/por-que-gays-dos-eua-e-europa-perguntam-seu-status-de-hiv/

5 comentários:

  1. se um soropositivo não comenta com o parceiro sua condição, é um ser humano que não merece qualquer tipo de consideração; é antiético, criminoso, desumano alguém quem sabe não contar e infectar um pessoa sadia; é maldade e deve ser punida ao extremo. é um ato de covardia contra si mesmo, preconceito contra sua condição e uma abominação contra o parceiro. Como não podemos ser o intolerante o suficiente para marcar o soropositivo (o que às vezes da vontade, diante da situações que descobrimos), na pele, devemos sim hostilizar quem o faz de má-fé. Isso tudo aqui que disse não tem nada a ver com amor ou sexo; amor e cuidado, companheirismo, confiança e se alguém não diz sua condição, não é amor, e sexo SEMPRE COM PROTEÇÃO, POR FAVOR!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho achado muito interessantes e úteis as ultimas postagens, porém percebo que o blog está começando a perder seu foco inicial, que era informar sobre as pegações, pontos de encontros e afins da nossa cidade. Por exemplo, o carrefour mesmo já não serve mais como ponto de pegação e ninguém comentou a respeito, sendo até mesmo perigoso pra galera. Reitero que não sou contra esse tipo de postagem que vem sendo difundida, como disse as considero de muito bom tom e relevância, porém acho que também deveríamos ser mais objetivos quanto ao título do próprio blog. Fica a minha respeitosa opinião!!!

    ResponderExcluir
  3. Udi tem mais Soro+ do que as bichas imaginam. Muitos ficam dando a torto e a esquerdo sem se preocupar por ACHAR que não conhece quem seja +, e conclui que seja algo distante de sua realidade... Pois não é! Fica a dica!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, muito interessante, nos leva a uma importante reflexão. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir